Escola conectada
O que é
Criado em 1999, o Escola Conectada atua na educação formal, utilizando a tecnologia digital para gerar mudanças na comunidade escolar. O Programa introduz a metodologia de projetos de aprendizagem como trabalho pedagógico e usa as ferramentas de comunicação para promover tanto uma nova abordagem de ensino como novas relações entre alunos e professores.
Objetivos
Melhorar o rendimento do aluno, desenvolvendo as habilidades de: leitura e escrita; coleta, análise e interpretação de dados; capacidade de acesso à informação acumulada; maior interatividade crítica com a mídia; postura pró-ativa; compartilhamento de idéias e soluções; ampliação de conhecimentos; e maior participação na comunidade.
Como funciona
Os educadores são capacitados, por meio da formação a distância, para a utilização de tecnologias digitais em sala de aula. A metodologia do Programa incentiva a curiosidade dos alunos pela pesquisa interdisciplinar, a partir da formulação de uma pergunta abrangente. Tendo como aliados o computador e a internet, eles devem buscar e analisar criticamente as informações, confrontando suas ideias com o grupo. Os conhecimentos e as experiências são compartilhados em ambiente virtual no portal www.educacaoetecnologia.org.br.
Retirado do site acima
Onde acontece
Escola Conectada acontece em parceria com escolas e secretarias de Educação de 9 municípios nos Estados de: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Foi adotado como política pública nas escolas municipais de Araxá (MG) e Santana do Parnaíba (SP) e São Caetano do Sul (SP).
Meus comentários
Como podemos observar essa escola conectada ainda não é abrangente a todos os lugares, o que precisa ser ampliado rapidamente, mas também deve estar aberta a participação dos pais, possibilitando assim a participação mais efetiva da família junto a escola, como agentes primários de educação para o futuro.
Desse modo teremos a família dentro da escola, assim combateremos a evasão escolar e certamente estaremos formando verdadeiros cidadãos.
Para educar com qualidade precisamos mais que livros;

Precisamos disponibilizar tecnologias para nossos alunos;

Somente quando a escola tiver meios de possibilitar uma aprendizagem mais ampliada teremos a certeza de que nossas crianças perceberão o estudo como algo prazeroso que possibilita inúmeras alternativas de agir e interagir, desse modo o interesse pelo estudo estará firmado em bases sólidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário